Aprendendo a Estudar!
Reforçamos aos/as estudantes, formas mais eficientes de estudar e chegar ao máximo da aprendizagem
A Pandemia acabou, mas seus desafios para o processo de aprendizagem ainda permanecem, e um deles é assumir uma rotina adequada de estudos.
Os desafios são diários. Fazer com que estudantes cultivem a vontade, ritmo, disciplina e compreensão dos conteúdos, não tem sido uma tarefa fácil, principalmente no tempo pós-pandemia, onde ficamos afastados das salas de aula. Portanto, o jeito vicentino de educar no Colégio Vicentino São José, iniciou hoje, 27 de março, uma experiência de aprendizagem para que os/as estudantes aprendam e reaprendam a estudar.
A Pirâmide de Aprendizagem, de William Glasser, que indica métodos e porcentagens, será a inspiração estética para começar as atividades de memorização dos conteúdos. As propostas de ensino, vão de 10 a 95%, em que ler, por exemplo, por mais que seja a atividade mais comum dos estudos, segundo a pirâmide, é a que menos ajuda a aprender de verdade. Para atingir 95% de aprendizagem, além de somar todos os métodos da pirâmide, é preciso ensinar o próximo, tudo aquilo que, de fato, aprendeu.
A coordenadora Maria Cristina, seguirá durante uma semana, de 27 a 31 de março, nas salas de aula no Ensino Fundamental anos Finais, refletindo sobre essas indicações para uma aprendizagem afetiva e efetiva.
Pirâmide
Ler; escutar; ver; ver e escutar; conversar, debater, reproduzir, classificar, numerar e definir; praticar; por fim ensinar o outro.
Práticas Extras
Local adequado, silencioso para estudar.
Ter momentos para atividades de lazer
Durma ao menos 8h por dia
Bons hábitos alimentares
Praticar exercícios físicos
Rotinas
Grifar o que é mais importante
Ler em voz alta e praticar a auto explicação
Treinar o conteúdo em frente ao espelho
Ler mais de uma vez o mesmo conteúdo
Testar-se, realizar exercícios.