Colégio On-line
Instituições Vicentinas
(45) 3521-6700
(45) 99126-5727

APRENDER SEMPRE – Formação Continuada para Professores/as (EF ANOS INICIAIS)

Fale Conosco
 
A formação continuada visa mobilizar essas aprendizagens contínuas e qualificar a prática docente a partir de abordagens múltiplas. No primeiro encontro realizado no último sábado, dia 15 de maio, a equipe pedagógica e professoras do Ensino Fundamental Anos Finais trouxeram dois temas para a pauta de aprendizagem conjunta.
 
O primeiro tema sobre Saúde Vocal foi desenvolvido pela fonoaudióloga Wanya Bulhões. Apresentando o processo de produção da voz, a profissional trouxe orientações práticas para o cuidado desse importante instrumento de trabalho na educação. Fazendo um olhar avaliativo do momento, Rosemeri Rodrigues Vieira, professora do 3º B, ressaltou que se trata de um tema ao qual acaba não se dando importância, e destacou os pequenos cuidados que podem ser tomados como “exercícios simples posso evitar problemas futuros”.
 
Na sequência, Thiago Benitez, que integra o quadro docente do CVSJ Foz para o componente curricular de Língua Portuguesa no Ensino Médio, e é doutorando em Sociedade, Cultura e Linguagem pela Unioeste, retomou com o grupo as práticas de ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. O momento contribuiu para a atualização do grupo em relação às regras da língua portuguesa, como destaca Profª Adriana Vieira Chanã, dos 5º anos A e D.
 
Sabemos que um/a professor/a reflexivo/a e pesquisador/a é aquele/a que consegue olhar para si e para as suas ações com uma visão crítica e/ ou de êxito em relação ao trabalho que realiza. A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Sandra Simon, sublinha que a formação docente em complemento à formação profissional inicial é prioridade para o segmento. Segundo ela, “a reflexão permanente sobre a sua prática educativa possibilita tornar-se sujeito reflexivo e investigador da sala de aula, permitindo-lhe formular e reformular estratégias e reconstruir sua ação pedagógica, aprimorando assim, a qualidade no ensino, que é a nossa maior competência”.
 
Para a Pedagogia Vicentina, a Formação Continuada permite vislumbrar no­vas perspectivas que impactam nossas formas de compreensão, relação e ação quanto à docência, ao estudante, à escola, à organização curricular, à par­ticipação da família” (PV, 63). Ou seja, considera que toda Comunidade Educativa está permanentemente envolvida em um movimento aprendente, que busca qualificar a missão que realiza.

 
Equipe de Comunicação – CV São José Foz

Voltar