A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma olimpíada de conhecimento acadêmico promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Através dela, estudantes de todo o Brasil têm a oportunidade de aprender um pouco sobre Astronomia e Astronáutica.
Além do interesse natural que estes temas despertam nas crianças e nos/as jovens, as provas da OBA são elaboradas com o objetivo principal de ensinar, em vez de simplesmente classificar. Toda olimpíada é um grande desafio. Mas independente de ganhar ou não medalhas, o importante é participar e aprender com a prova.
O Colégio Vicentino São José vem participando da OBA desde a sua 2ª edição e, já estamos na 23ª! Ao longo desse tempo, muitos/as estudantes vicentinos/as participaram. Alguns deles foram agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Este ano de 2020, devido à pandemia, os organizadores optaram pela realização virtual do evento, que ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro. Vinte estudantes do Colégio Vicentino São José – Foz participaram da OBA 2020, dos quais oito conquistaram medalhas.
Parabenizamos a todos/as os/as participantes e nos alegramos com os/as estudantes Evando Rorato Maciel Neubern (Ensino Médio) e Leticia Soares Ruiz (EF Anos Iniciais) – medalhistas de ouro; Heloísa Queiroz de Souza (EF Anos Iniciais) e Giovanna Louise Diniz Silva (Ensino Médio) – medalhas de prata; e Ellen Vitoria Davela Silva, Tito Uhle de Araujo e Victor Alexandre Costa Bahia (EF Anos Iniciais) e Maria Clara Proensa de Andrade (EF Anos Finais) – medalhistas de bronze.
Todo conhecimento é uma experiência de descoberta de si e de transformação do mundo.