São Vicente de Paulo (1581-1660) – Fundador da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, da Congregação da Missão e da Associação Internacional da Caridade. Inspirador da espiritualidade e ação da Família Vicentina. Patrono das Obras de caridade.
Confira, dicas de leitura para celebrar o Dia de São Vicente de Paulo:
- São Vicente de Paulo: Uma biografia. Marie-Joelle Guillaume. Editora Record, 2017 - A obra que detalha a vida de São Vicente de Paulo. Nesta biografia, Marie-Joëlle Guillaume reconstrói a vida do camponês que se tornou santo, mostrando como Vicente de Paulo gradativamente se afirmou como uma consciência de seu tempo. Da parceria com Louise de Marillac, que despertou o compromisso e a generosidade das mulheres da alta sociedade, ao chamado que recebeu da rainha Ana da Áustria para combater o jansenismo, passando pelos horrores da Guerra dos Trinta Anos e as missões evangelizantes estrangeiras, esta é não apenas a biografia de um homem santo, mas também um relato da história do século XVII.
- Obras Completas São Vicente de Paulo: correspondência, colóquios, documentos. Editora O Lutador, 2016 - Mais do que qualquer biografia, a leitura dos textos de São Vicente pode revelar-nos o âmago de seu coração e de seu espírito: a humildade, a profundidade e a vastidão de sua caridade; o humanismo e a sensibilidade do seu coração, extremamente terno e amoroso para com os pobres e os seus filhos e filhas espirituais; o incansável batalhador pela causa dos indigentes e sofredores; a irradiação de suas virtudes e obras na França sofrida do seu tempo; a criatividade fecunda de suas iniciativas; a riqueza dos dons com que a Providência o cumulou. Todos os membros da Família Vicentina são convidados a se aproximarem dessa fonte abundante e cristalina da nossa espiritualidade e missão.
- A Companhia das Filhas da Caridade nas origens: documentos. Elisabeth Charpy, FC (trad.). 1993 – A obra reúne todos os documentos relativos à Companhia das Filhas da Caridade, durante a vida dos dois Fundadores São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac.
Boa leitura