Os Santos Juninos: exemplos que inspiram!

Fale Conosco

Festa Junina é tempo de conhecer e aprofunda a dimensão religiosa que acompanha os festejos, especialmente vinculada à história dos três santos - São João, São Pedro e Santo Antônio, que são comemorados no mês de junho.

 

São João Batista, celebrado no dia 24 de junho, é o santo que geralmente recebe maior destaque. São João foi primo e precursor de Jesus. O testemunho de sua vida profética no deserto, anunciando a chegada do Messias e denunciando as injustiças de seu tempo, nos convidam a viver com coerência e humildade.

São Pedro, cuja festa é comemorada no dia 29 de junho, foi um dos doze apóstolos, a quem Jesus confiou a liderança da Igreja nascente, sendo conhecido com o primeiro Papa. A Bíblia nos apresenta São Pedro como o guardião das chaves do céu, por isso sua imagem o traz com uma chave na mão. É um exemplo de fé e fidelidade que inspira nossa jornada espiritual.

Santo Antônio foi um frade franciscano que viveu no século XII. Sua festa é celebrada no dia 13 de junho. Exímio pregador, sua existência foi um testemunho de vivência do amor verdadeiro a Deus. Popularmente é conhecido como santo casamenteiro, em razão de histórias que são contadas de sua ajuda a noivas mais pobres na aquisição do dote necessário na época para se casarem. Outros milagres a ele atribuído também fazem referência à ajuda no matrimônio.

A devoção a Santo Antônio nos lembra a importância do amor e da união familiar, o respeito e o compromisso nas relações interpessoais, na busca por cultivar relacionamentos saudáveis e duradouros. Ao explorar a história dos três santos juninos enriquecemos nossa festa com os valores referenciais da nossa instituição.

Valorizamos a alegria, a fraternidade, a fé, a humildade, o amor e a união, cultivando um ambiente acolhedor e inspirador para nossos estudantes, suas famílias e toda a comunidade escolar. Convidamos a todos a participarem de nossa Festa Julina, onde a tradição se entrelaça com os valores vicentinos, criando momentos especiais de celebração, aprendizado e crescimento espiritual. É uma oportunidade única de vivenciar a alegria da cultura brasileira e fortalecer nossa identidade como comunidade vicentina.

Voltar