Colégio On-line
Instituições Vicentinas
(45) 3521-6700
(45) 99126-5727

Notícias

Fale Conosco

14 de dezembro de 2023

5º Anos visitaram a RPC

Os estudantes do 5º ano EFAI realizaram passeios à emissora RPC como parte do componente curricular de Língua Portuguesa. O objetivo era trabalhar o gênero textual "notícia", permitindo que os alunos construíssem uma notícia para o site, com foco em questionar aspectos como como, quando, onde, por que e quem faz funcionar uma emissora.

Alguns estudantes compartilharam suas experiências. Ana Beatriz destacou a diferença entre assistir notícias na TV e estar dentro de uma emissora, aprendendo sobre a transmissão via satélite. Pietro enfatizou a importância de conhecer os bastidores, como a disposição das câmeras e microfones. Nivin e Gabriela apreciaram a oportunidade de aprender sobre a redação de um telejornal e ganharam um copo de brinde. A professora Monique Santos ressaltou a importância da prática para a compreensão dos alunos.

Os alunos agora têm um entendimento mais aprofundado do gênero notícia e sua produção, e a professora expressa a expectativa de mais passeios que vinculem teoria e prática. A vivência prática contribuiu para o enriquecimento do aprendizado, mostrando a relevância do conteúdo em situações reais e aproximando os alunos da compreensão do funcionamento de uma emissora.

Continue lendo

08 de novembro de 2023

Estivemos na FiCiências Kids 2023 – Latino Ware


A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias acontece entre os dias 16 a 20 de outubro, no Centro de Convenções, de Foz do Iguaçu. Entre os muitos trabalhos expostos, estava o projeto de nossos pequenos cientistas: "Explorando a Luz da Lua – descobrindo as suas origens”. Banner, maquete, cards com curiosidades e uma “pipoca lunar” como brinde, acompanharam a explicação super dedicada do quarteto vicentino. Continue lendo

28 de outubro de 2023

Inteligência Emocional - 4ª etapa da Escola de Pais 2023

Inteligência Emocional – uma atitude consciente e proativa diante da vida. Nossa semana foi marcada pela realização da 4ª etapa da Escola de Pais 2023. Essa foi a última edição do ano e trouxe para a pauta um tema pertinente para as vivências e relações cotidianas, especialmente na experiência educativa.

Conduzido pelo Psicólogo Escolar Tiago Reckziegel, e pela Psicopedagoga Érica Micaeli, o momento iniciou instigando os participantes à realização de uma ação em grupo, a partir da disposição de um conjunto de materiais diversos. Autopercepção, observação, aproximação, escuta, discernimento, criatividade, empenho pessoal e coletivo foram atitudes despertadas pela tarefa, que teve como intuito representar as situações do dia a dia, que demandam a inteligência de nossas emoções e sentimentos.
Continue lendo

01 de setembro de 2023

A inserção das tecnologias do dia a dia do estudante e do estudar.

Pensando nessa temática, produzimos uma vivência com duplas de pais, na terceira edição da Escola de Pais 2023. Os temas foram distribuídos juntamente com folhas com 30 linhas; regras foram repassadas e livros de apoio para pesquisas foram colocados à disposição. Pronto! Cada dupla teve que reproduzir redações dissertativas apenas com apoio do que sabiam e dos livros dispostos no local, o que seria a única fonte de pesquisa disponível. Nada de tecnologia. Detalhe importante: orientação de fazer tudo em apenas 30 minutos. Continue lendo

30 de agosto de 2023

Visita virtual ao LHC!


Na tarde dessa terça-feira, dia 29 agosto, estudantes do Terceirão do Ensino Médio do CV São José Foz, juntamente com professores locais e convidados da Universidade Latino-americana (Unila) fizeram uma visita virtual ao Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas da atualidade, localizado em Genebra, na Suíça.
A realização desse evento foi mediada pela estudante vicentina Zahraa Harb, do Terceirão, que estava empolgadíssima com a atividade, juntamente com a Professora Adriane Liecheski. As abordagens dessa aula virtual fizeram parte das aprendizagens das aulas de Química e Física Quântica.

Continue lendo

08 de agosto de 2023

Mês Vocacional - Corações Ardentes, Corações Aprendentes!

Na tradição cristã católica, o mês de agosto é conhecido como Mês Vocacional, e se apresenta como um tempo especial para refletirmos e celebrarmos essa dimensão que acompanha nossa experiência pessoal e comunitária de vivência da fé: a vocação. Como sabemos, essa palavra deriva do termo latino vocare, que é comumente traduzido como chamado, chamamento. Entendemos, assim, que a vocação é um chamado amoroso que recebemos de Deus, cuja descoberta e resposta nos move a tecer nossa existência com propósito e sentido.
 
Em 2023, a referência ao mês vocacional vem acompanhada de um outro evento especial que está sendo vivenciado na Igreja do Brasil, que é o 3º Ano Vocacional, que tem como tema “Vocação, graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, este último inspirado na passagem bíblica dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24). Desse enfoque recolhemos a inspiração para dinamizar o marcador vocacional dentro de nossas comunidades educativas: “Corações ardentes, corações aprendentes”.
Continue lendo
Página 1 de 43« Anterior123Próxima »
Voltar