Papel e caneta a postos, será que ainda sabemos escrever à mão?
O tema sugerido, ainda no ano de 2022, pelos pais na Escola de Pais foi A inserção das tecnologias do dia a dia do estudante e do estudar.
Considerando as múltiplas ferramentas digitais, será que chegamos ao fim da era da escrita manual?
Pensando nessa temática, produzimos uma vivência com duplas de pais, na terceira edição da Escola de Pais 2023. Os temas foram distribuídos juntamente com folhas com 30 linhas; regras foram repassadas e livros de apoio para pesquisas foram colocados à disposição. Pronto! Cada dupla teve que reproduzir redações dissertativas apenas com apoio do que sabiam e dos livros dispostos no local, o que seria a única fonte de pesquisa disponível. Nada de tecnologia. Detalhe importante: orientação de fazer tudo em apenas 30 minutos.
A vivência levou os pais a refletirem sobre a importância e, muitas vezes dependência, da tecnologia a favor do avanço. Os depoimentos ao final da atividade foram enriquecedores e iluminaram a compreensão de como estudar utilizando aparelhos eletrônicos, compreender as dificuldades ao realizar pesquisas, assim como a importância da letra legível, com textos cheios de coesão e coerência argumentativa.
Essa Escola de Pais gerou memórias, sorrisos e compreensões, as quais farão os estudos em casa ficarem bem mais atrativos, pautados na compreensão mútua do que a pesquisa investigativa e o processo de registro escrito exigem.
E não: não é o fim da era manuscrita, pois sempre haverá algo que precisaremos escrever a punho. O ideal para incentivar os estudantes é utilizar a tecnologia para atribuir, e não diminuir os valores educacionais e a relação criativa com o conhecimento.