No mês de março, os/as estudantes das Primeiras Séries do Ensino Médio tiveram uma surpresa boa: foram convidados/as a participar do “Cinema com debate”, uma atividade pensada para integrar diferentes componentes curriculares e gerar reflexão nos/as estudantes.
Para a primeira rodada do projeto, os/as estudantes das três séries (turmas A, B e C) assistiram juntos ao filme “A chegada”, do diretor Denis Villeneuve (2016), no salão da escola. Esse filme foi selecionado por abordar de maneira bastante interessante a comunicação e a percepção de que a linguagem está diretamente relacionada à sua intenção, assunto em alta nas disciplinas de Estudos da Linguagem, Literatura, Produção Textual, Filosofia e Sociologia.
Além disso, o filme também explora aspectos relacionados às disciplinas de Física, Química e Biologia, com discussões sobre os paradoxos temporais, contaminação do ar, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento tecnológico. Essas discussões, quando vistas em sala e exploradas no universo audiovisual, ajudam a dar sentido e a reforçar os conteúdos escolares.
Além disso, o filme também explora aspectos relacionados às disciplinas de Física, Química e Biologia, com discussões sobre os paradoxos temporais, contaminação do ar, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento tecnológico. Essas discussões, quando vistas em sala e exploradas no universo audiovisual, ajudam a dar sentido e a reforçar os conteúdos escolares.
Mas, para muito além dos componentes curriculares, o filme ainda envolve o espectador em inúmeras reflexões sobre ética, cidadania, empatia, introspecção e solidariedade, aspectos que poderiam ainda ser somados aos componentes curriculares de Projeto de Vida e Ensino Religioso.
Entendendo a importância de se trabalhar a competência geral 1 da BNCC, o projeto “Cinema com debate” objetivou mostrar aos/às estudantes a notoriedade dos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade. Ao tornar nossos/as jovens estudantes indivíduos mais engajados, aumentamos as possibilidades da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Professora Caroline - Estudos da Linguagem 1ª séries