Colégio On-line
Instituições Vicentinas
(45) 3521-6700
(45) 99126-5727

Formação Continuada para Professores/as do EF Anos Iniciais – 2º encontro

Fale Conosco
Aconteceu na manhã do dia 05 de junho de 2021, sábado, o segundo encontro voltado à formação continuada para os/as professores/as do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A temática desenvolvida foi Tecnologia Educacional (TE) e foi abordada pelos profissionais Paulo Marin, Marcelo Botura e Ir. Raquel, da equipe de Comunicação e TE do Colégio Vicentino São José Foz.
 
Introduzindo a reflexão, a equipe partiu da consideração fundamental de que o uso das diversas tecnologias – não somente as digitais – na escola tem como referência os processos educacionais. Assim, toda tecnologia está a serviço das aprendizagens dos/as estudantes e como recursos que ampliam e qualificam a mediação pedagógica dos/as educadores/as. Essa é a base teórica que permite conceituar o que se tem apresentado como tecnologia educacional.
 
Por conseguinte, para uma adequada interação com os recursos tecnológicos enquanto mediações de aprendizagens, faz-se necessário aprimorar constantemente os conhecimentos funcionais sobre os mesmos, tarefa à qual o momento formativo se propôs. Além da interação com as ferramentas digitais utilizadas cotidianamente nas aulas híbridas, o grupo dialogou sobre questões de captação, edição e uso de imagens, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Manual da Marca.
 
Como comunidade aprendente, entendemos que a formação é uma experiência permanente de nossa prática educativa. Como destaca Viviane Zibetti, professora do quinto ano, os “momentos de atualização e aprendizado são essenciais para qualquer profissional; afinal, vivemos em um mundo de constante evolução e novidades”.
 
Os momentos formativos visam contribuir para a prática do dia a dia em sala de aula e na organização pessoal de cada docente, aspecto destacado pela educadora Angelina Bertin. Como Educação Vicentina, acreditamos que os saberes e experiências compartilhados nos ajudam a qualificar nossa missão.
 
Equipe de Comunicação – CV São José Foz

Voltar