“Há um tempo para cada coisa debaixo do céu...”
A Palavra de Deus é sábia quando nos recorda essa certeza que acompanha a vida: para tudo há um tempo! E, hoje, é tempo para agradecer; para voltar no tempo e celebrar o caminho percorrido; para olhar para frente e ver que um novo tempo de aproxima.
Queridos estudantes, parece que foi ontem que vocês chegaram no Colégio. E, desde aquele dia, nem vocês e nem nós fomos os mesmos, porque a passagem de cada um pelo São José é única. Foi lá, naqueles corredores, pátios e rampas que alguns de vocês aprenderam a andar direito, a falar, a escrever. Foi lá que vocês possivelmente tenham adquirido os primeiros hematomas dos inevitáveis tombos e quedas da infância; e, também, foi lá que, em todas as vezes, a gente fez questão de te ajudar a ficar de pé, não só com o corpo, mas em pé diante da vida.
Alguns de vocês chegaram um pouco depois e foram se inserindo nesse grupo especial chamado de “vicentinos e vicentinas”. E, todas as vezes que vocês olharem para a marca de “v” em formato de mãos dadas, poderão dizer: “isso me diz respeito! Isso faz parte da minha história!”.
Como falávamos na vivência preparatória, um oceano de novas possibilidades se coloca à frente de vocês. Dá medo? Sim; um pouco... ou bastante. Mas, dentro de cada um bate um coração de marinheiro que sabe que o mar, embora imenso, é também casa. “Barcos de verdade não navegam por acaso”, já dizia Fernando Pessoa. “É preciso lançar as redes para águas mais profundas”, no diz Jesus. Propósito e vontade são forças que movem os navegantes.
Como o farol, lá na beira da praia, lançando um feixe de luz intermitente na direção do mar, estaremos nós, para lembrá-los que não estão à deriva, especialmente quando a noite cai ou a penumbra não ajuda a ver direito. Lá estaremos nós, com binóculos nas mãos, observando e aplaudindo aquela embarcação grandiosa que, ao longe, parece minúscula diante de nossas lentes, tamanha é a distância percorrida. Também seremos cais para aquelas pausas necessárias que recordam a rota e refazem as forças.
Em mares tranquilos ou agitados, que a fé e a confiança em Deus sejam companheiras de todas as horas. Elas ajudarão a discernir o momento de içar ou recolher velas, a identificar os ventos e as marés, a redefinir a rota quando necessário.
Levem com vocês as amizades construídas. Ninguém navega só! Vocês são cidadãos e cidadãs do mundo, parte afetiva e efetiva da comunidade humana. Deixem-se tocar pela humanidade, especialmente daquelas pessoas mais sofridas, como aprendemos de Santa Luísa e São Vicente. Que vocês sejam profissionais competentes e, sobretudo, excelentes seres humanos.
Se há um tempo para cada coisa, agora é tempo de ir além-mar. Naveguem, com paixão e abertura ao novo, com a certeza de que, em algum ponto desse imenso oceano que se chama vida, vocês são lembrados e amados.
(Mensagem compartilhada na Missa de Formatura do Terceirão - 12 de dezembro de 2023 - Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida)
(Mensagem compartilhada na Missa de Formatura do Terceirão - 12 de dezembro de 2023 - Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida)