EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Oportuna, necessária e definitiva

Fale Conosco

Prezados Educadores, Pais e Comunidades Educativas da Província Vicentina de Curitiba

 

A educação constitui-se num direito inalienável às novas gerações. Garantir educação de qualidade que promova a vida, a dignidade e a qualificação das pessoas é dever do Estado, que não tem assumido sozinho tal tarefa.

 

Na esteira da educação brasileira encontram-se as Instituições de Educação Católica. E nós, Filhas da Caridade, temos uma história de compromisso com a sociedade oportunizando o acesso ao conhecimento de Norte a Sul deste país.

 

O grave momento pelo qual passamos desafia-nos ao chamado profético para solicitar aos responsáveis pela educação nacional a repensarem as políticas públicas que ameaçam o futuro de nossas crianças e jovens.

 

Para nós a educação não constitui despesa, mas investimento. Investir em educação é  Oportuno, porque temos a grande chance de fazer a diferença neste momento de crise pelo qual passamos, dando ênfase ao que é fundamental para o desenvolvimento profissional e humano; é Necessário porque sem educação não haverá futuro e é Definitivo porque garantirá ou, lamentavelmente, fará com que sejamos lembrados da pior maneira possível pelos que nos sucederão neste solo continental.

 

Unimos a nossa voz à voz da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica) e a de tantos outros atores sociais que hoje refletem a angústia de estudantes, professores e instituições de ensino públicas e privadas, e enfatizamos a necessidade de ampliação do diálogo entre os governantes e a sociedade brasileira.

 

Rogamos à Mãe de Deus e nossa, padroeira do Brasil, que nos ajude a chegarmos a bom termo, num clima de respeito e harmonia entre todas as pessoas. Que possamos ver e viver dias mais prósperos, com educadores valorizados e que as escolas recobrem o seu espaço social de comunidades promotoras de uma nova humanidade. 

 

Irmã Dirce Edi Kottwitz

Visitadora

Fonte: http://www.provinciacuritiba.com.br/noticias_detalhes/educacao-brasileira-oportuna-necessaria-e-definitiva/165

Voltar