Colégio Online
Instituições Vicentinas
(45) 3521-6700
(45) 98817-3501

Leituras em CONEXÃO - Dia do/a Bibliotecário

Fale Conosco

No Brasil, o Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março. A data, instituída pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, homenageia
o bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação, deixou a engenharia para atuar na biblioteconomia. Foi o 1º bibliotecário concursado do Brasil.

Atualmente, com a constante inovação tecnológica, o profissional bibliotecário tem um destaque muito importante nas atividades que desempenha de organização, representação, recuperação da informação e disseminação do conhecimento, ampliando assim, sua área de atuação.

O bibliotecário, profissional da informação, exerce a função de mediador entre o documento informacional e o usuário/cliente final, organizando e transformando os dados existentes em informação relevante e segura para o público a qual deseja atingir. 

A Biblioteca do Colégio Vicentino São José de Foz do Iguaçu/PR é coordenada por profissional com formação acadêmica na área, o que possibilita um atendimento de qualidade nos serviços oferecidos. O profissional, desenvolve todo trabalho de processamento técnico do acervo, oferecendo condições aos alunos para entrarem no mundo maravilhoso do conhecimento, e, através de atividades lúdicas como: Contação de Histórias, teatro atua na formação de leitores.

Parabéns a todos os/as Bibliotecários/as, de modo especial à nossa querida Maria Esther da Silva Kantor.


Confira as dicas de leitura da Esther para esse dia:

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken – Jostein Gaarder e Klaus Hagerup, Editora Seguinte. Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes. Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas, explicados numa trama de detetives recheada de suspense e aventura.

A Bibliotecária de Auschwitz – Antonio G. Iturbe, Editora Agir. Uma história verdadeira e cheia de detalhes de um professor judeu, Fredy Hirsh, que criou uma escola secreta no meio do bloco 31, no campo de concentração de Auschwitz, dedicando-se a lecionar para cerca de 500 crianças. Criou também uma biblioteca com poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova. Baseado na história real de Dita Dorachova, A bibliotecária de Auschwitz é o registro de uma época triste da história, mas também o relato de pessoas corajosas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes na luta por uma vida melhor, munindo-se de livros.

Voltar