Colégio Online
Instituições Vicentinas
(45) 3521-6700
(45) 98817-3501

Leituras em CONEXÃO - Dia Mundial do Meio Ambiente

Fale Conosco
Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.

Para comemorar essa data e reforçar nosso engajamento em prol de uma vida mais sustentável, confira as dicas de leituras:

Cuidando do meio ambiente – Neil Morris. Editora Ciranda Cultural. Sabia que em muitos países é proibido jogar lixo no chão? Aprenda muitos outros fatos incríveis que o ajudarão a manter o meio ambiente limpo. Repleto de imagens fantásticas, fatos surpreendentes e atividades divertidas, Crianças Ecológicas é uma ótima introdução para os atuais assuntos sobre o meio ambiente. 

A história de Greta - Valentina Camerini. Editora Sextante. "Vocês todos vêm até nós, jovens, em busca de esperança. Como ousam? Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com suas palavras vazias. Pessoas estão morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso. Estamos no início de uma extinção em massa, e vocês só falam em dinheiro. Como ousam?" Greta Thunberg, em discurso na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Esta é a história de coragem e determinação da jovem sueca Greta Thunberg, que, inconformada com a indiferença da "gente grande" ao problema do aquecimento global, resolveu fazer uma greve escolar para salvar o planeta. Com apenas 15 anos, ela iniciou um movimento mundial que já levou milhares de pessoas às ruas, provando que ninguém é pequeno demais para fazer a diferença. Hoje, Greta é a maior voz na luta para conscientizar os líderes mundiais de que o tempo da esperança acabou e que, se não entrarmos em ação, logo será tarde demais.

O livro do Planeta terra - Todd Parr. Editora Panda Books. O livro do planeta Terra mostra que pequenos gestos podem fazer toda a diferença quando o assunto é a preservação do planeta. Gestos simples como não usar sacolas plásticas, reciclar o lixo, economizar água, não poluir o ar, apagar as luzes e não desperdiçar alimentos são fundamentais para manter um planeta sustentável. O livro traz ainda um cartaz com “10 coisas que eu posso fazer para salvar o planeta”, que pode ser destacado do livro.
 
O Menino do dedo verde - Maurice Druon. Editora José Olympio. Um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo. Era uma vez Tistu... Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. O menino do dedo verde encanta gerações de leitores no Brasil e no mundo, há pelo menos cinco décadas, com a mensagem de esperança do menino que transforma tudo o que toca. A mágica história de Tistu, garoto com raro poder de semear o bem por onde passa, é uma aventura fantástica com final singelo e extraordinário.

Azul e Lindo Planeta terra, Nossa Casa – Ruth Rocha. Editora Salamandra. Enfatizando a importância de cuidarmos bem de nosso planeta, com uma linguagem acessível e imagens significativas, Ruth Rocha e Otávio Roth criaram esta bela obra que mostra para as crianças como agir para que a Terra não se transforme num ambiente hostil e impossível de viver, podendo proporcionar às pessoas a chance de viver num planeta azul e lindo!

Ecopercepção: Um resumo didático dos cenários e desafios socioambientais. Genebaldo Freire Dias. Editora Gaia. Em razão da devastação ambiental das últimas décadas, a discussão acerca de questões ecológicas tem acontecido com maior frequência. Muitos avanços já podem ser vistos, mas estamos longe do ideal. O humanista Genebaldo Freire Dias traz nesta nova edição de Ecopercepção – um resumo didático dos cenários e desafios socioambientais uma síntese das causas, consequências e soluções para o desflorestamento, efeito estufa, crescimento populacional e outros problemas relacionados ao meio ambiente. Esta edição, é indispensável para quem deseja obter, de forma didática e objetiva, uma visão sistêmica dos nossos desafios evolucionários, recomendada para estudantes, empresa e pessoas interessadas em compreender a temática socioambiental. Além de contextualizar o leitor e muni-lo de conceitos para a compreensão das questões socioambientais, Ecopercepção responde a diversas questões: por que agredimos o meio ambiente? Por que a camada de ozônio está diminuindo? E muito mais!

Antes que a terra fuja: Uma história pela limpeza do meio ambiente - Julieta de Godoy Ladeira. Editora Moderna. Neste livro, a Terra poluída e queimada não aguenta mais ser maltratada e quer fugir. Ela convida a Lua para ir junto. Em uma aventura de poesia e fantasia, pretende ensinar ao pequeno leitor sobre o meio em que vive, o ar que respira, sobre a Arca de Noé, os dinossauros e até sobre os astronautas.
 
Missão (quase) impossível: aventuras e desventuras do movimento ambientais no Brasil - Teresa Urban. Editora Peirópolis. Além de preservar a memória de um momento importante na história da cidadania brasileira, o livro é uma homenagem aos militantes da causa ecológica de todos os tempos, verdadeiros portadores dos novos valores e do novo paradigma - o princípio organizador da consciência de Gaia. O despertar da consciência ecológica no Brasil foi uma consequência do intenso ativismo iniciado pelos pioneiros citados neste livro e, como José Cândido de Melo Carvalho, Almirante José Luiz Belart, Paulo Nogueira-Neto, Miguel Abellá, Magda Renner, Mário Mantovani, Augusto Carneiro, José Lutzenberger e os milhares de ativistas que por todo o Brasil seguiam seu exemplo - apoiados por uma opinião pública amordaçada pela ditadura e acostumada a não confiar nas autoridades nem nos porta-vozes do status quo. Eles não estavam sozinhos, mas foram os catalisadores de um processo de formação de consciência ecológica, a partir dos quais surgiram centenas de outras lideranças por todo o país.

A gargalhada de alegria de Dona Ecologia - Jonas Ribeiro. Editora Elementar. Dona Ecologia está fazendo sua parte: cuidar do planeta. Tudo corre às mil maravilhas, até o dia em que ela sonha que os homens estão maltratando a Terra. Será que é só um sonho? Será que a dona Ecologia poderá dar sua gargalhada de alegria
 
A árvore generosa – Shel Silverstein (tradução) de Fernando Sabino. Editora Cosac Naify. Todos os dias um menino ia até uma árvore para brincar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O menino amava a árvore e ela, feliz, o amava também. Porém, à medida em que cresce, o menino voltava à árvore com mais pedidos e ela, cheia de amor e generosidade, lhe dava tudo o que queria. Este clássico da literatura infantil conta uma bela história sobre a capacidade de amar o outro sem pedir nada em troca e vai, com certeza, tocar o coração de leitores de todas as idades.

Lixo - de Onde Vem? Para Onde Vai? – Francisco Luiz Rodrigues. Editora Moderna. 
No mundo moderno, a produção de lixo aumentou numa escala considerável, causando graves problemas ao ambiente e à saúde pública. Todas as etapas desse processo, que englobam desde a formação do lixo até sua destinação final, exigem soluções conjuntas do governo e da sociedade. A vivência dos autores em questões relativas à administração da limpeza pública e ao Meio Ambiente permitiu-lhes compor um retrato da situação brasileira com relação ao lixo, discutindo um tema que há muito desperta interesse em todo o mundo - a reciclagem.
 
BOA LEITURA!!!

 

Voltar