Colégio On-line
Instituições Vicentinas
(45) 3521-6700
(45) 99126-5727

Leituras em CONEXÃO - OUTUBRO ROSA

Fale Conosco
O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. 

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. A partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.
 
A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.
 
No Brasil, a primeira iniciativa, foi no ano de 2002 em São Paulo quando iluminaram, de cor de rosa, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera). Essa iniciativa começou com um grupo de mulheres. 
 
O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.
 
Para celebrar o mês Outubro Rosa confira, dicas de leitura:
 
Romeu e Julieta – Ruth Rocha. Editora Salamandra. Um reino colorido e cheio de flores, onde as coisas são separadas pelas cores. Tudo muito lindo para cheirar e ver, mas quem mora ali nem pode conhecer! Será que a cor das asas de Romeu e Julieta vai mesmo separar essas crianças-borboletas?
 
As mulherzinhas – Louisa M. Alcott. Jo, Beth, Meg e Amy são quatro irmãs que moram em Massachusetts e passam o primeiro Natal sem o pai, que está servindo na Guerra Civil Americana. Enfrentando dificuldades financeiras, a mãe, Marme e March, sustenta a família. Em meio a desafios, as irmãs, que são tão diferentes entre si, precisam se unir para aprenderem juntas. Enquanto os anos passam, elas ingressam na vida adulta e lutam, cada uma, por seus sonhos e ambições. Mulherzinhas é um romance que não foge do cotidiano, mas o aborda com firmeza, humor e sensibilidade, defendendo as virtudes, o protagonismo da mulher e as realizações pessoais.
 
Três Maria de Cecília – Cecília Meireles. A experiência da viagem transborda na poesia, na crônica e na correspondência de Cecília Meireles. As 29 mensagens integram este volume, endereçadas às filhas Maria Elvira, Maria Mathilda e Maria Fernanda, entre 1940 e 1948, exprimem o esforço da mãe intelectual bastante requisitada, em superar distâncias, reforçando os laços de afeto, expressão o gosto de partilhar as descobertas de cidades grandes e pequenas, nos estados Unidos, no México, no Uruguai e no Brasil. 
 
Minha vida fora de série - 2ª temporada – Paula Pimenta. Editora Gutemberg. Na 2ª temporada de Minha vida fora de série, Priscila, agora com 16 anos, começa a lidar com questões mais sérias da adolescência: A proximidade do vestibular e com ele todos os receios dessa fase, amizades que parecem sólidas e que de repente se perdem, o aprendizado de que um namoro tem que ser constantemente cuidado para não se desgastar. Ela descobre que atos sem pensar, que parecem estar esquecidos no passado, podem marcar irreversivelmente o presente.
 
Ponciá Vivêncio – Conceição Evaristo. Editora Pallas. A história de Ponciá Vicêncio descreve os caminhos, as andanças, as marcas, os sonhos e os desencantos da protagonista. A autora traça a trajetória da personagem da infância à idade adulta, analisando seus afetos e desafetos e seu envolvimento com a família e os amigos. Discute a questão da identidade de Ponciá, centrada na herança identitária do avô e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginado.
 
Amor de perdição – Camilo Castelo Branco. Editora Martin Claret.  Amor de Perdição é o título de uma novela do escritor português Camilo Castelo Branco, escrita em 1861 e publicada em 1862. É considerada a obra principal do escritor, e uma das mais importantes durante a fase do Romantismo em Portugal. Retrata principalmente a história do amor proibido entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque. Foi subtitulada pelo autor como Memórias Duma Família.
 
Como ser uma princesa – Caittlín Matthews. Editora Ciranda Cultural. Toda garotinha é uma princesa em segredo... Quando você lê um livro sobre como se tornar uma princesa, você quer saber se ele foi escrito por uma princesa de verdade. Abra as mágicas páginas deste livro e deixe a princesa Pétala conduzi-la através de mundo real. Algumas garotas nascem princesas, outras se tornam casando-se com um príncipe, todo mundo tem que começar de alguma maneira com os conselhos especializados da princesa Pétala, assistida pela associação das princesas - um seleto clube com membros reais como Cinderela e Rapunzel - Este livro vai ensinar-lhe tudo o que você precisa saber, desde como ficar bela a como chamar a fada madrinha, lidar com feitiços, encontrar seu príncipe e governar seu reino com sabedoria. Por que contentar-se em ser comum quando você pode ser uma princesa? Toda princesa é uma futura rainha...
 
Contos para meninas – Mônica Krausz (trad.) Editora Girassol. Elaborados especialmente para as meninas, os livros desta coleção apresentam quatro histórias cor-de-rosa, que vão deixá-las encantadas. E elas, com certeza, vão adorar ouvi-las, além de se divertir com as lindas ilustrações.
 
(Sínteses extraídas de livrarias virtuais e dos resumos dos respectivos livros).
 
Boa Leitura!
 
Voltar