2 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil, data em que se comemora e se promove a leitura literária voltada às crianças. Além dessa homenagem ao livro infantil, homenageia-se um dos mais importantes escritores da literatura universal: Hans Christian Andersen. Esse autor, que nasceu em 2 de abril de 1805, escreveu inúmeras obras que estimularam e ainda estimulam a imaginação de diversas gerações de leitores. Assim, o Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado nesta data em referência ao nascimento daquele que é considerado o pai do conto de fadas moderno. Ao longo de sua vida, Andersen escreveu mais de 150 narrativas ficcionais que, ainda hoje, encantam crianças do mundo todo, como os clássicos:
- “A pequena sereia”
- “O patinho feio”
- “O Soldadinho de chumbo”
Essa data foi escolhida pelo Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens, instituição suíça fundada em 1953, a qual, desde 1967, enaltece em 2 de abril o livro infantil e, consequentemente, o brilhantismo de Hans Cristian Andersen.
Para homenagear o escritor Hans Cristian Andersen e celebrar esse dia tão especial para literatura Infantil, confira nossas dicas de Leitura.
- Uma vida de contos de fadas: A história de Hans Christian Andersen – Marcos Bagno. Certa noite, um garoto sem sono, resolve ler os Contos de Andersen. Ao pegar o livro da estante, ele percebe alguma coisa se mexendo entre as páginas. Para sua surpresa é um ser minúsculo que pula dali, usando uma túnica colorida e um grande chapéu. Ele se apresenta como Ole Lukoie e diz ter contado a Hans Christian Andersen todas as histórias que ele escreveu. Ole veio convidar o garoto para conhecer de perto a vida do escritor dinamarquês, afinal era dia 2 de abril, aniversário de Andersen. Começa assim uma viagem inesquecível.
- O Patinho Feio e outros contos de Fadas – Coleção meu Tesouro 6 em 1. Os contos de fadas são uma parte mágica da vida de cada criança e seis das mais amadas histórias estão neste maravilhoso tesouro.
- O soldadinho de chumbo - Tutu - Coleção contos coloridos, levando aos pequenos leitores o mais belo e consagrado conto infantil de Hans Christian Andersen.
- Arca de ninguém - Mariana Caltabiano – Há muitos anos, houve uma enorme enchente na Terra. Noé construiu uma arca para salvar os animais. O que ninguém sabe é que teve muitos problemas para convencer os bichos a entrarem na arca.
- Nossos livros – Peter Carnavas – Ângelo e Lúcia amavam os livros. Possuíam centenas deles. Um dia, porém, seus livros têm de ir embora; é aí que sua família descobre que não pode mais viver sem eles. Uma calorosa celebração da leitura e da maneira como os livros conseguem unir as pessoas.
- Telefone sem fio – Ilan Brenman – Uma borboleta que é um planeta? Acho que ouvi maçaneta... É uma caminhoneta. O quê, uma costeleta? Entendi, você dizer muleta. Quem é que estava na gaveta? Ah, uma luneta! Ela é violeta? Você ganhou uma gorjeta? Estão me deixando zureta!! Quem já brincou de telefone sem fio, entendeu essa conversa de maluco. É disso que brincam também os personagens deste livro. O que será que eles estão cochichando?
- O Homem que amava Caixas – Stephen Michael King. Este livro delicadamente explora a complexibilidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras. As ilustrações, de um colorido vivo, completam o texto sensível e delicado.
- Lolo Barnabé – Eva Furnari – Nesta história vocês vão ver que Lolo Barnabé era um sujeito inteligente e criativo. Ele nasceu há muito tempo, no tempo das cavernas. E caverna vocês sabem, é um lugar úmido e escuro. A família do Barnabé, com razão, queria um lugar melhorzinho pra morar, com mais conforto. Afinal, vocês vão concordar comigo: conforto é bom demais. Só que, nessa busca, algo saiu errado. Você é capaz de entender o que foi que aconteceu?
- O jornal – Patricia Auerbachi – Ao ver que seu pai não larga o jornal, um garotinho quer brincar com ele também. O menino quer descobrir o que há de tão especial nesse objeto. A obra revela até onde a imaginação de uma criança pode ir ao transformar um pedaço de papel nas mais divertidas aventuras.
Boa leitura!
REFERÊNCIAS:
Dia Internacional do Livro Infantil - https://www.portugues.com.br/literatura/2-de-abril-dia-internacional-do-livro-infantil.html
Resumos retirados das próprias obras (livro físico) e páginas de livrarias virtuais.