18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil. Celebramos a literatura infantil brasileira e seus diversos autores.
A data foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor José Bento Renato Monteiro Lobato.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”. Portanto, a data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro, o pai da literatura infantil brasileira.
Monteiro Lobato (1882-1948) não escreveu apenas para o público infantil. Sua literatura para adultos está inserida no pré-modernismo, período literário que compreende os anos de 1902 a 1922. No entanto, escrever para crianças deu a ele projeção nacional. Principalmente, após a sua morte, quando a série Sítio do Picapau Amarelo foi adaptada para a televisão.
As personagens Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta exploram um mundo de fantasia, que dialoga com personagens e fatos históricos e com o folclore nacional.
Confira as dicas de leitura para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil e homenagear o escritor Monteiro Lobato:
- Reinações de Narizinho volume 1 – Monteiro Lobato" Numa casinha branca, lá no Sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta." Assim começa a história da Menina do Narizinho Arrebitado, em Reinações de Narizinho. E de Tia Nastácia, Pedrinho, Emília e Visconde. Do Príncipe das Águas Claras, do Marquês de Rabicó. E de tantos outros personagens que há gerações povoam o imaginário das crianças brasileiras.
- Viagem ao Céu/ O Saci - Volume, 2 - Monteiro Lobato. Pedrinho consegue obter uma boa dose do pó de pirlimpimpim, o pó mágico que transporta as criaturas a qualquer ponto do spaço e a qualquer momento do Tempo - e distribuindo pitadas a Narizinho, Emília, visconde, Nastácia e o Burro Falante, empreende a viagem ao céu astronômico. Vão parar na lua, onde tia Nastácia fica como cozinheira de S. Jorge, enquanto os outros visitam Marte e Saturno e a Via Láctea, na qual encontram o Anjinho de Asa Quebrada. Enquanto brincam, vão aprendendo sólidas noções de astronomia - só voltam de lá quando dona Benta os chama com um bom berro: "já pra baixo, cambada!".
Na Segunda parte, O Saci, desenvolve-se a estranha aventura que teve Pedrinho com um saci que conseguiu pegar com a peneira e conservar preso numa garrafa. O diabinho de uma perna só proporciona ao garoto ensejo de conhecer a vida noturna e fantástica das matas - com visões da Mula Sem Cabeça, da Caapora, do Lobisomem, do Boitatá, e das principais criações mitológicas do nosso folclore.
- O Picapau Amarelo – Monteiro Lobato - Quem não gostaria de passar uma temporada com os netos de Dona Benta para travessuras sem fim? O Sítio do Picapau Amarelo tornou-se tão famoso que até os moradores do mundo do faz de conta resolvem mudar-se para lá. Junto com os personagens saídos dos livros de fábulas, também aparece um grupo de crianças para conhecer de perto aquele espaço mágico que atiça a curiosidade e a imaginação de todos.
- Caçadas de Pedrinho – Monteiro Lobato – Já imaginou como seria ficar frente a frente com uma onça pintada? Nestas páginas, a turma do Sítio do Picapau Amarelo, sempre curiosa, arma-se de uma boa dose de coragem para seguir as pegadas da fera. Na mata fechada do Capoeirão dos Taquaruçus, o grupo liderado por Pedrinho corre os maiores perigos do mundo em mais uma aventura saída da imaginação de Monteiro Lobato.
- Histórias de Tia Nastácia – Monteiro Lobato –Editora Globo. Lançado pela primeira vez em 1937, este livro traz 43 histórias do folclore contadas por Tia Nastácia, a cozinheira que sacia a fome dos moradores do Sítio e alimenta a imaginação de todos.
- Serões de Dona Benta – Monteiro Lobato –Ciranda Cultural. Para entender a necessidade infinita de conhecimento das crianças do Sítio, Dona Benta mais uma vez dá uma aula completa de ciências. Sem palavras difíceis e conceitos complicados, ela consegue apresentar a Narizinho, Pedrinho e Emília as invenções que mudaram o mundo, o sistema solar, os elementos da natureza, e muito mais! A sabedoria da vovó vai aguçar ainda mais a vontade de aprender da turma, que comenta cada descoberta com bastante humor e criatividade.
- Peter Pan – Monteiro Lobato – Ciranda Cultural. Na terra do nunca vive um menino muito especial que não quer crescer. No Sítio do Picapau Amarelo vive uma turma que está muito curiosa para conhecer essa história. Dona Benta então começa a leitura do clássico da literatura infantil, Peter Pan, um livro cheio de fantasia, fadas, sereias e piratas. Todo mundo acha incrível! Bem, quase todo mundo. Tia Nastácia começa a achar tudo muito esquisito quando percebe que sua sombra sumiu! Essa travessura só pode ser coisa de alguém...
Boa leitura!
Referências:
Dia Nacional do Livro Infantil. Acesso em 13/04/2022 em:
Resumos retirados das próprias obras (livro físico) e páginas de livrarias virtuais.