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Novo Ensino Médio

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O NOVO ENSINO MÉDIO

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e formação profissional.
 
O Ensino Médio deve totalizar, no mínimo, 3000 horas, compreendidas em Formação Geral Básica - FGB com 1800 horas e em Itinerários Formativos - IF, com carga horária mínima de 1200 horas em três séries anuais.


FORMAÇÃO GERAL BÁSICA (FGB)

A FGB estabelece o que é comum a todos, ou seja, o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver. Ela é composta por competências e habilidades previstas na BNCC e no Referencial Curricular do Paraná relativas às quatro áreas do conhecimento:

- LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS (Arte - Educação Física – Língua Inglesa – Língua Portuguesa)

- CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (Filosofia – Geografia – História – Sociologia)

- MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS (Matemática)

- CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (Física – Química – Biologia)

 

ITINERÁRIOS FORMATIVOS (IF)

A organização dos Itinerários Formativos compreende uma parte obrigatória denominada de Parte Flexível Obrigatória - PFO e outra eletiva, de escolha dos/as estudantes. Sendo assim, a PFO faz parte dos IFs embora, esquematicamente, apresente forma específica, por se constituir em uma parte do IF que possui componentes curriculares complementares obrigatórios.
 

Parte Flexível Obrigatória (PFO):

A Parte Flexível Obrigatória (PFO) compreende os componentes curriculares complementares que serão ofertados para todos os/as estudantes, considerando características específicas sociais, culturais, geográficas, entre outras considerando a autonomia das instituições de ensino na construção de suas Propostas Pedagógicas Curriculares (PPC), bem como deve estar associado ao interesse e Projeto de Vida dos estudantes.

No Colégio Vicentino São José integram a PFO para as três séries do Ensino Médio os componentes de:

- Ensino Religioso

- Língua Espanhola

- Educação Financeira

- Projeto de Vida

 

Itinerários Formativos (IF):

Constituem uma parte flexível que objetiva viabilizar aos/às estudantes uma formação relacionada com o que eles/as almejam para sua vida. Destaca-se que essa organização curricular possui uma intencionalidade: a formação integral do sujeito, promovendo a autonomia, o comportamento cidadão, e o protagonismo na construção do projeto de vida.

 

Itinerário Formativo Integrado A – Saberes Científicos

Componentes Curriculares

1ª série

2ª série

3ª série

Sustentabilidade e Compromisso Social

-

X

X

Astrofísica

-

X

X

Produção e Análise Textual

X

X

X

Ciência e Cotidiano

-

X

X

Empreendedorismo Criativo

-

-

X

Estatística

X

X

X

Ciência e Saúde

-

-

X

 

Itinerário Formativo Integrado B - Comunicação e suas tecnologias

Componentes Curriculares

1ª série

2ª série

3ª série

Expressão Corporal e Qualidade de Vida

-

X

X

Memória, História e Cultura

-

X

X

Estatísticas Sociais

X

X

X

Linguagem Gráfica, Visual e Ilustrada

-

X

X

Produção de Textos Midiáticos

X

X

X

Educação para o Trabalho

-

-

X

Empreendedorismo Criativo

-

-

X

 

ENEM E VESTIBULARES:

De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, a partir de 2024 o ENEM deve ser realizado em duas etapas. No primeiro dia as provas gerais, que cobram os conteúdos da BNCC, uma espécie de eixo comum. Já, no segundo dia, as provas específicas, relacionadas com a área vinculada ao curso superior que o/a candidato/a pretende ingressar. Da mesma forma se darão os diferentes vestibulares realizados pelas instituições de ensino do país.

O Novo Ensino Médio atende às necessidades e às expectativas dos/as jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos/às estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. Um currículo que contemple uma formação geral, orientada pela BNCC, e itinerários formativos que possibilitem aos/às estudantes qualificar seus estudos na(s) área(s) de conhecimento com a(s) qual(is) se identificam, e contribuirá para maior interesse dos/as jovens e melhoria dos resultados da aprendizagem.

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