Na tarde dessa terça-feira, dia 29 agosto, estudantes do
Terceirão do Ensino Médio do CV São José Foz, juntamente com professores locais e convidados da Universidade Latino-americana (Unila) fizeram uma visita virtual ao
Large Hadron Collider (LHC), o maior
acelerador de partículas da atualidade, localizado em Genebra, na Suíça. A visita foi conduzida em Língua Portuguesa pelos guias André e Patrícia, PhDs em Física que atuam no CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear).
Em uma possível tradução para a Língua Portuguesa como Grande Colisor Elétron-Pósitron, o LCH é um experimento do CERN, em formato de um grande tubo circular, de quase 27 km de circunferência, em uma profundidade de 100m.
A realização desse
evento foi mediada pela estudante vicentina Zahraa Harb, do Terceirão, que estava empolgadíssima com a atividade, juntamente com a Professora Adriane Liecheski. As abordagens dessa aula virtual fizeram parte das aprendizagens das aulas de Química e Física Quântica.
A professora de Química convidada, Maria Lúcia, representante do Núcleo de Educação, sinalizou a importância da possibilidade dos estudantes conseguirem estar em outro lugar recebendo uma gama de informações importantes para seu crescimento pessoal. Por se tratar de um tema complexo como aceleradores de partículas, buscar informações por conta teria um grau maior de dificuldade. Porém, essa forma, com apoio de professores, tecnologia e contatos,
se tornou uma oportunidade única.
Outro convidado que agradeceu por participar dessa visita on-line foi o estudante do 7º período de Ciências da Natureza da faculdade Latino Americana (Unila), José Salgado. Ele já conhecia o tema por vídeos e livros, porém em aceleradores de tamanhos menores. Na dimensão do acelerador de partículas de Genebra, foi a primeira vez.
Migrar a aula em sala para uma aula itinerante on-line ampliou os olhares dos/as estudantes vicentinos/as. Ernesto da 3ª Série A falou sobre as relações das teorias entre o que foi visto e o que estão aprendendo em sala de aula.
Mediados pela tecnologia, os/as estudantes realmente aproveitaram os momentos para conhecer e fazer perguntas sobre o acelerador de partículas. Angelina, da 3ª série A, ficou mais curiosa
sobre o mundo e sobre a tecnologia. Já seu colega Geovane Mateus Rogal, revelou que, no passeio itinerante on-line pela LHC, o que mais o deixou curioso foram as portas às quais os guias não puderam adentrar em razão da restrição do experimento. Deu vontade de conhecer de verdade como tudo funciona por dentro em um acelerador.
Para professora Adriane, organizadora do momento, aprofundar o conteúdo para os/as estudantes que gostam dessa área da Química e Física Quântica, além da integração da participação escola e universidade,
ampliou conhecimentos, esclareceu dúvidas, não só para estudantes, mas também para professores.
A visita virtual foi gravada e estará disponível em breve nos canais do LHC.
Saiba mais sobre o evento em
Visita ao acelerador de partículas